Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 25 de agosto de 2013

O mito da baixa diversidade vegetal da Caatinga

Para quem pouco conhece a Caatinga, pode acreditar que neste Bioma exista uma quantidade muita baixa de espécies vegetais, visto tanto se falar das condições extremas desses ambientes. No entanto, no domínio das caatingas ocorre uma diversidade de ecossistemas e habitats, que propiciam uma flora rica e diversa como aponta o número de espécies vegetais registradas até o momento para a Caatinga como um todo, que são de 4478 espécies, sendo que destas 812 são endêmicas deste Bioma, ou seja, só ocorrem lá. E também várias espécies se encontram ameaçadas de extinção, como a aroeira-do-sertão.

A Caatinga sofre uma grande pressão antrópica, sendo sua área ocupada para atividades agropecuárias, retirada de lenha, carvoarias, construção de rodovias e hidrelétricas, povoamento urbano desenfreado, etc. Todos estes fatores colocam em risco a biodiversidade da Caatinga, e ameaçam especialmente as espécies endêmicas, que colonizam áreas restritas e são muito susceptíveis as alterações do ambiente.

Então é importante que se mude a forma de ver a Caatinga como um lugar pobre de vida e desprezível e que se criem políticas para a conservação deste Bioma que se encontra ameaçado e que talvez algumas espécies não cheguem nem a serem conhecidas, tal o ritmo acelerado da degradação atual em que se encontra este Bioma que é exclusivo do nosso país.




Nenhum comentário: