Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 25 de janeiro de 2014

Polinização


A flor possui aparelho masculinos e femininos, responsáveis por sua reprodução. O aparelho masculino chama-se androceu e é formado pelo filete, conectivo e antera. Na antera é produzidos o grão de pólen, que possui o gameta masculino. O aparelho feminino é denominado de gineceu e é constituído pelo estigma, estilete e ovário, aonde encontram-se os óvulos. Existem flores hermafroditas unissexuais. As flores unissexuais podem ocorrer na mesma planta e esta chamada de monoíca, quando as flores de um só sexo ocorrem em plantas diferentes, estas são denominadas dióicas.

A polinização é a transferência dos grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. Para que haja a formação das sementes e frutos é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no ovário.

A polinização, pode ocorrer das anteras para o estigma da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).

Em outros posts explicaremos a fecundação e os tipos de polinização.